Mercí 2021!

 No seguimento da "tradição" dos agradecimentos começo meio tarde o ano de 2021, já passando do seu meio. Pandemia, um trabalho que me sugou toda a energia, enfim, são muitas as desculpas para dizer porque estou atrasada. Mas não há desculpas para deixar de agradecer. Mesmo em tempos tão difíceis a vida tem sido muito boa e preciso dizer que aprecio tudo que tenho. Mais ainda quando a gente descobre que tem que jogar pro universo todo o agradecimento das coisas que queremos que aconteçam no futuro. Ficou me martelando uma expressão que minha irmã contou que aprendeu: "imagine se você tivesse que viver hoje com somente o que você agradeceu ontem?"

Pois bem, eu aprecio muito tudo que tenho e é por isso que agradeço todos os dias nas minhas meditações mas agradeço também registrado aqui, para quando eu olhar para trás eu possa ver o quanto cuidada e presenteada eu fui. 

Janeiro 2021

Passamos o ano novo em Bar Harbor. Por um jeito da sorte, consegui dois dias seguidos de folga junto com a folga do marido. Foi estranho e ao mesmo tempo calmante. Ficamos no Mira Monte Inn. Parecia que tínhamos passado um longo tempo fora de casa e voltávamos agora. Até a Pandora saiu correndo como se não houvesse amanhã. A energia do lugar relaxou bastante. A natureza lá se impõe muito mais que aqui em Brunswick e até o cheio do ar é diferente. Sou agradecida por termos essas possibilidades e por termos deixado amigos lá. Fizemos o tim-tim do ano novo na parte de fora da casa da Kim, já que tínhamos que manter as distâncias pela pandemia. 

Agradeço tb por ter um esquema de trabalho mais humano na USPS já que Natal passou e os dias de folga poderão ser regulares de novo. Ainda mais tendo o David como chefe. Tudo ficou mais calmo e as paisagens continuam lindas mesmo com o frio. Agradeço.

Bar Harbor sempre estonteando

Um dos céus desbundantes do inverno

Minha Lily amada sempre pela tela



Fevereiro 2021

Vacinas chegando pros mais velhos e a chance de podermos nos encontrar de novo pessoalmente começa a ser visualizada no horizonte. O meu corpo começa a dar sinais de cansaço e o joelho esquerdo acusa uma dor contínuo. Eu agradeço por ter um corpo que funcione bem e que vai me avisando do que eu preciso  ir mudando. Comi mamão papaya (uhuuu), fiz amizade com galinhas no meio das entregas e sorvi os dias de trabalho aproveitando os cenários e cada minuto. Eu agradeço por ter sobrevivido ao inverno entregando cartas. O inverno foi bom comigo (ou está sendo...)

A mercedez que entala em qualquer neve...

Visita de aniversário com distância suficiente para todo mundo ficar seguro.



Valentines gift

As colegas de trabalho



Março 2021

Aquelas pequenas flores corajosas que eruptem no chão congelado começam a aparecer dando os sinais da primavera. Tudo começa a ter mais vida e eu agradeço por ver e ouvir tudo que acontece ao meu redor.

Comi Açaí numa barraquinha que ois brasileiros (que moram aqui há mais de 25 anos) montaram em Brunswick. Muito saudosa desses sabores partilhados com meus amigos do Brasil. Agradeço. Agradeço que estou tendo dias de folga para voltar a organizar minhas coisas em casa e fazer planos para o futuro. Agradeço por visitarmos o museu Marítimo em Bath e descobrirmos tantas coisas interessantes como o negócio de exportação de gelo do Maine para o mundo.  

O joelho me pede para mudar de vida e eu agradeço por ter tempo para amadurecer um novo caminho.

Agradeço tb pela internet que me possibilita falar sempre com a minha neta e com a minha família. Falei com os meus tios Nelsinho, Neusa, Noidir e Marcia. Agradeço porque eles são só amor e eu sinto tudo daqui. 

Uma das peças do museu Marítimo

Açaí nessas bandas

As Crocus que desabrocham quando o solo ainda está congelado: resiliência

Tia Neusa e tio Nelsinho

Tio Noidir e tia Marcia



Abril 2021

Agradeço por ter conseguido tirar uns dias de férias e pelo milagre de ter conseguido a primeira dose da vacina dentro do programa de não se desperdiçar uma dose. Agradeço pela minha vida e pelos 47 anos intensamente caminhados. Preparada para o que tem para vir com toda a vontade do mundo para aproveitar o que é meu por direito, para dividir com os outros o que sei e o que tenho e para construir um mundo melhor.

Abril foi mês de revoluções. Tive uma crise intensa de vertigo que me fez tomar tento de que eu sou a minha cura e preciso muito conhecer o meu corpo. Foram 4 dias sem conseguir fazer nada, nem dormir direito pq tudo girava. O sistema de saúde aqui não deu conta dessa crise - minha médica não estava disponível e fui em uma enfermeira que me encaminhou para fisioterapia vestibular e testes no otorrino. Eu agradeço por ter acesso a toda essa tecnologia mas também por ter um marido companheiro que ajudou a fazer as manobras em casa que me consertaram os tais dos cristais que estavam no ouvido. 

Junto com o vertigo, o joelho me fez parar de trabalhar para o correio. Agradeço por ter tido tempo pra amadurecer essa decisão e por ter tido todos os avisos necessários para tomá-la. Ainda agradeço ao universo por me proteger, indicando que eu pedisse demissão dois dias antes da chefe bully voltar.

Agradeço pelo um ano e um dia na USPS, por toda a experiência adquirida, pelo meu corpo ter sido companheiro para eu poder fazer o trabalho, por eu ter conseguido passar por tudo. Agradeço, arrumando meus uniformes, por ter tido tanta abundância de equipamentos e por poder passar isso tudo para outros usarem. Eu fui muito bem cuidada com a doação de tanta coisa e passei um inverno confortável por isso. Agradeço muito mais ainda por ter a opção de poder me demitir quando tantos não têm essa possibilidade.

Agradeço também pela segunda dose da vacina tomada em 22 de abril quando tantos morreram por não a terem em tempo. 

Primeira dose!

Uma das coisas mais horríveis do vertigo: vc enjoa dormindo

Avaliando as possibilidades 

Segunda dose. Feliz demais.

Parte da caixa dos uniformes que arrumei e cuidei


Maio 2021

Mês de recuperação. Agradeço a Dani que me encaminhou para a Ayurveda e por eu conseguir começar uma cura por meio da alimentação. Agradeço as sessões de fisioterapia feitas aqui com Cody e as que meu primo Tato mandou além de todos os conselhos que ele me deu sobre o meu joelho. Agradeço por ter tempo para me recuperar. 

Agradeço por poder voltar a caminhar a Pandora e usufruir da natureza ao meu redor. Agradeço por dormir bem e por devagar ir me livrando de toda a dor no corpo.

Agradeço por todo o conteúdo que tenho online para poder percorrer o caminho da escrita para vendas: copywriting. Agradeço pela consultoria da Mary sobre como usar o Instagram que está sendo aplicada nos negócios do Greg e nos meus do cachecóis.

Agradeço ao marido por estar trabalhando full time no Dolphin e assim posso cuidar da minha recuperação e das vendas das artes dele.

Agradeço pelos groundhogs que apareceram aqui na base naval e entretiveram eu e Pandora em tantas caminhadas.

Pandora e os buracos cavados

Aprendendo a fazer o detox em Ayurveda

Parte do estúdio do Greg nas arrumações

A mini-turtle

O groundhog.



Junho 2021

Agradeço pela minha cã companheira de várias horas por me mostrar o que é realmente importante nessa vida. agradeço a vida selvagem que desabrocha ao meu redor e que me faz sentir parte de algo muito maior, de um esquema maior. Agradeço ao tempo que tenho para continuar me recuperando e por ter tomado nas minhas mãos a cura para os meus problemas. Agradeço pela possibilidade de comprar comidas saudáveis e me exercitar em casa. Agradeço por ter podido participar da Artwalk e por ter ido a Yarmouth. Agradeço por poder ir jantar no Dolphin e ver o barco dos sogros.

O agradecimento especial vai para cirurgia do dente da Pandora que correu tudo bem e ela se recuperou normalmente da primeira anestesia geral que ela teve.

Difícil de agradecer nesse mês foi a ida do tio Noidir para a outra dimensão. O agradecimento deve ser por ter acabado com o sofrimento dele, mas a gente fica com a saudade.

Minha companheira de recuperação

Ghee a meio caminho. 

Ghee feito

No pier do Dolphin. Família.

Para explicar o tamanho gigantesco da Dalia em Yarmouth

Julho 2021 

Agradeço por achar pessoas competentes para refazer o site do Greg, por um clima de verão que poucas vezes ficou calor de sufocar, pela brisa que atravessa o pequeno apartamento aqui e pela reunião que fizemos com os mentores e a família angolana duas vezes, uma na casa da Sarah e outra na praia.

Agradeço pela casinha de passarinho que é motivo de muita alegria na nossa janela. 

Agradeço que fui a Bar Harbor visitar Kim e Kathie e assistir Mary na peça Full Committed.

Agradeço também que pude comprar as passagens e ajustar a viagem para ver minha pequena Lily. Sim, a vida é boa e eu sou agradecida. 

A olhar sempre pro céu e agradecer

Estúdio arrumado

Uma parte da galera no churrasco da Sarah


As mulheres depois da peça. Eu, Kim, Kathie e Mary



Agosto 2021

Ann finalmente veio aqui em casa e almoçou o meu Kichari. Sogra  e Becca também vieram visitar. Gosto de ter gente na minha casa e sou agradecida por poder receber.

O mês de agosto é mês de encontros e sou muito agradecida por ter amigas fantásticas sempre. 


Ann no estúdio

Becca, Pandora e Sogra Gayle


Mas agosto teve um sabor muito delicioso nas duas últimas semanas. Pisei pela primeira vez na Suíça e segunda na França. Agradeço muito que as condições pandêmicas me permitiram ir visitar minha pequena Lily e fizemos laços que não se explicam. Partilhamos vários passeios, conheci a casa do filho e da nora em Vevey, a casa de campo dos sogros do filho no interior da França encrustrada num vialrejo medieval e fui recebida com um amor difícil de descrever. Conheci os avós da nora que moram há mais de 70 anos neste vilarejo e me encantei com a vida calma e quase medieval de antes. 
Agradeço também o rencontro, 10 anos depois com a amiga Jen, que ofereceu a oportunidade de filho e eu passarmos um final de semana em um castelo na cotte d'azur e conhecer os vinhedos pelos quais ela responsável de criar os vinhos. A vida é mesmo cheia de surpresas e sou muito agradecida por poder contemplar e participar.
Vila do Castelo de Gruyere

Primeiro chocolate de toda a vida da neta

Vila de Ramatuelle

Castelo de Volterra

Louis, o simpático líder do pack

Cozinhar junto sempre faz os laços retornarem muito rápido

À família francesa. Tim-tim


Setembro 2021

Mês de testar a resiliência depois de um banho de banheira em amor. Agradeço a oportunidade de fazer o fellowship em Galway, na Irlanda. Por um mês eu pesquisei a maneira como os buskers da cidade mais boêmia da Irlanda sobreviveram à pandemia. Da hostilidade da dona da casa onde aluguei um quarto aos céus eternamente cinzas e às mirradas participações nos questionários, minha resiliência foi testada. Agradeço aos meus amigos do Brasil, pelo meu parceiro de pesquisa, ao pessoal do Instituto Moore e a amiga brasileira Ana por serem os que lançaram alguns respiros e me mostraram que há como testar a nossa força recebendo apoio ao mesmo tempo. Agradeço a oportunidade de conhecer Galway, de encontrar a Bea da Ana, de voltar a andar de bicicleta, dessa vez na chuva e no frio e a fazer caminhadas intensas todos os dias. Outro agradecimento vai para a atualização do currículo de pesquisadora.

Roxi e seu dono pegaram o trem de Dublin para Galway comigo e os encontrei mais umas 10 vezes em Galway.



Buskers no Spanish Arc



 Outubro 2021


O início de outubro eu tenho que agradecer a minha sempre marida, isa por me resgatar da cinza Irlanda, indo me encontrar em Dublin, o que me fez mudar toda a impressão de um país todos. Grave, não? Os quatro dias que passamos mergulhando em pontos turísticos e realmente saboreando Guiness e as diferentes comidinhas lavaram a minha alma.Voltei para casa muito agradecida de poder contar com uma cia tão fantástica para fechar uma temporada difícil.

Outro agradecimento desse mês é a inauguração do primeiro mural do Botticelli aqui de casa, em Brunswick. Ele trabalhou o mês de setembro todo no projeto e pendurou lindamente no início de outubro.

A foliage continua sendo o pico do mês e agradecimento às lindas cores também deve ser dedicados.

Por fim, agradeço a última semana de outubro, na que sozinha em casa, eu pude desenvolver o urge pelos crafts fazendo desde uma pomada para hidratar as colheres de pau, velas e o início de uma saia toda construída com pedaços de jeans velhos. 

Foliage e a beleza de sempre.

As colheres para serem tratadas

velas, reconstrução

Marida e eu no castelo de Dublin

Mural do marido instalado.

 

Novembro 2021


O mês de novembro me presenteou com a possibilidade de passar um mês com a minha amiga de outras vidas, Paola. Juntas lambemos feridas presentes e passadas, cozinhamos coisas diferentes, caminhamos no mato e na praia (com direito a pores do sol de tirar o fôlego), discutimos dezenas de assuntos, el me dincou dezenas de livros e filmes, trabalhamos, tomamos vinho, muitas garrafas, assistimos a desenho animado e a filmes como Cruella e Maleficent, fomos em jantar chique e oferecemos o Thanksgiving para amigos queridos. A parte mais assustadora: a gente nunca se esbarrou qdo estávamos na cozinha fazendo algo e um continuava o que a outra começava a falar. Falemos de sincronia. Eu só agradeço. 

Liquens em todo lugar. Um mais lindo que outro.

Figos!!!! Figos direto da árvore!!

Uma das nossas refeições regada a muita conversa e terapia de grupo

O por do sol hipnotizante de Fogland Beach

Se o inferno for assim, pelo menos vou achar bonito.

 

Dezembro 2021


Todo mundo em casa, dezembro é um mês em que agradeço a possobilidade de estar em casa e me dedicar a que vim no mundo: escrever. Alguns altos e baixos no humor, e uma sessão com a amiga de longa data Anna e a redescoberta das minhas linhagens esotericas me puseram nos prumos energéticos há muito tempo buscados, nesse início de mês. Agradeço pelo universo ter me encaminhado e por eu estar finalmente ouvindo. Agradeço ainda a família de mentoras qeu fizemos ao redor da familia angolana Nanga Joao. A celebração de natal corou um ano todo de muita parceria e trabalho em conjunto. O final do mês traz um agradecimento muito especial: viagem ao Brasil e encontro com família, amigos, e a minha linda Lily.


Meu primeiro baralho, presente da amiga bruxa Paola

E sempre haverá luz: caminhada com pandora na floresta perto do landing.

 

  



Comentários