A calcinha do avesso


O papo não é sobre alguma superstição ou sortilégio ou simpatia. É que pus mesmo a calcinha do avesso ontem e só vi hoje de manhã, quando fui fazer xixi.

Fiquei pensando, cá com os meus botões, o que faz uma pessoa colocar a calcinha do avesso e nem perceber. E foi daí que refleti que nas últimas semanas não aconteceu só o descuido com a calcinha, mas com um monte de outras coisas que eram importantes para mim.
Lembrei também da treinadora de cães da Pandora e de algumas teorias relacionadas ao capitalismo. O que tudo isso tem em comum? Explico.

Estamos dividindo a casa que alugamos com outras pessoas, estudantes da universidade daqui perto. Temos um casal de namorados em um quarto e outros três indivíduos em outros três quartos. Marido e eu somos os mais velhos aqui e, por algum tempo, ficamos somente nós nessa casa. Logo, nos sentimos responsáveis pela organização geral e criamos uma linha de atuação, trazendo a caixa para reciclados e a sacola para aproveitamento de garrafas e latas.
Pois bem, não é novidade que entre eu e o marido, o título de "louca por limpeza" sempre ficou comigo. Eu tenho que estar muito cansada  - quase morrendo - ou com muita cólica para ficar parada em casa. Porque sempre tem algo para fazer. E porque me incomoda muito ver coisas por fazer e não fazer. Então, se tem pó, lá estou eu tirando. Se tem mancha no chão, é para já que vai ser lavado. E esse foi o modus operandi até eu começar a trabalhar para o correio.

Depois de caminhar todos os dias uma média de 15 km, com mais de 10 horas de trabalho carregando caixas, entrando e saindo do caminhão umas dezenas de vezes por dia, a única coisa que você quer é ficar parada. Pela primeira vez na vida eu chego em casa e faço o que uma pessoa normal faz: se joga no sofá. Não sem antes tomar um banho de mais de 20 minutos já que, como trabalhadora essencial, eu corro o risco de trazer o vírus para casa. Mas o sofá, e depois a cama, são os destinos certos.

Visto isso, o marido que nunca foi afeito a limpar (limpa muito mais ou menos para meus critérios), começou a fazer as limpezas normais. Ele já cozinhava todas as noites, botava as roupas para lavar e ia ao mercado sempre que necessário. Mas limpar era a última fronteira. E ele começou a limpar. E eu comecei a não enxergar mais as falhas. Porque o cansaço não deixava que eu tomasse uma atitude em relação a isso (normalmente eu relimpava as coisas).

Para adicionar à situação, os digníssimos roommates gostam de cozinhar. Mas não de limpar. Então era um tal de comida largada no ralo da pia, chão da cozinha sempre com migalhas, fogão cheio dos respingados e sujeira por todo o  lado e escadas. No início eu ia lá e limpava. Aspirador ligado no domingo de manhã pra todo mundo saber que limpeza é algo necessário. Até que o cansaço não deixou mais. Coloquei, então, um bilhete bem específico: favor limpar a pia, o fogão, o chão e o pano de pia SEMPRE depois de cozinhar.

Tempo depois, marido, incomodado com essas sujeiras, assumiu as áreas comuns. Até que ele cansou também e só limpa o que usamos: nosso quarto, um banheiro, o caminho da porta até os dois e a sala.
Mas eu vejo as sujeiras. Eu vejo as migalhas na cozinha. Ontem mesmo eu vi um montinho de farinha com outros detritos no canto do chão, perto dos balcões. E não fiz nada. Não consegui. O cansaço não deixou.

E é aí que entra duas teorias/práticas que são muito parecidas.
A treinadora da Pandora disse que basicamente a gente precisava cansar ela para que ela ficasse menos agressiva quando nos mudamos para cá. Bingo. Duas caminhadas diárias desde então fizeram milagres. Isso quando não vamos ao parque e ela pode dar os corridões que ela gosta, buscar a bolinha e brincar horrores com outros cães. Ela volta para casa calminha e dorme. Dorme o dia inteiro e a noite inteira. Humanos são assim. Há mais conflito em situações em que as pessoas não estão ocupadas, não têm uma missão, um projeto, um foco. Isso é muito da cultura judia/cristã/ocidental. Meu pai sempre dizia que mente vazia era oficina do diabo.

Mas há o outro lado da mesma moeda.

Assim é o capitalismo com o trabalhador. Você trabalha para produzir dinheiro para comprar coisas. E essas coisas quando compradas precisam de mais dinheiro para serem mantidas. Então você compra o carro mas daí tem que fazer o seguro e colocar alarme. Você compra a casa e tem que mobiliar, colocar seguro, fazer manutenção. E falemos das roupas, dos entretenimentos. E aí que você então trabalha mais. Para poder prover para você, e os seus, mais disso tudo. A tal da segurança.
E aí que você fica muito cansado para pensar sobre esse processo. Muito cansado mesmo. E não lê sobre, não escreve sobre, não tem tempo, porque está exausto. E vai deixando tudo como está. O sistema do jeito que é. E, com o tempo, acha tudo normal.

Então, a mesma técnica pode ser usada para o bem ou o mal (não gosto dessas expressões absolutas, são só para servir de demonstração), mas as duas falam sobre o controle dos corpos e mentes por meio da atividade. E há diversos questionamentos que podemos fazer em ambos os casos. O primeiro é: isso serve a quem?

E é assim que pela primeira vez na minha vida, a limpeza e organização da casa onde moro, em detalhes não é mais fundamental. Ando muito cansada para me incomodar com isso. É por isso que não tenho feito mais bolos. Porque a energia que gasto ficando puta com a bagunça da cozinha, me é agora, muito cara. E é assim, que aos poucos o cansaço tem me controlado e tenho me focado com o que é só essencial para continuar. É como se tivesse em modo "energy saver".

Foi assim que decidi que não ia desvirar a calcinha essa manhã. Perto de toda a energia gasta para desvirar, achei melhor decidir trocar por outra, prestando atenção no lado certo quando for tomar banho mais tarde. São só mais algumas horas mesmo.

Comentários