Licença poética domingueira

Domingo sempre foi um dia de encontrar com as origens, de reequilibrar as forças, de olhar  com mais carinho pra aquela expressão do "mineirim": "doncosô, oncotô, proncovô". Nunca fui muito fã dessa coisa inercial de seguir o fluxo. Sempre fui de parar de ver qualé a direção. E domingos sempre foram ótimos para esse exercício. Davam uma sensação de chão. De poder fazer as coisas devagar.
Lembro de ter passado vários deles me meio aos livros escrevendo. Lembro de ter conseguido várias vezes ficar na janela ouvindo os pássaros. A velocidade dispensava a correria da semana.
Até que vim trabalhar com turismo. E todos os domingo viraram segundas, terças... E eu tinha que me concentrar pra saber exatamente que dia era já que estava passando direto nos finais de semana com o mesmo trabalho. Turismo não é para amadores. Nem para quem quer brincar. É para quem gosta mesmo.
Mas morar em uma ilha que tem negício de turismo sazonal tem suas vantagens. É uma loucura na primavera, verão, outono. Mas no inverno, como toda a natureza ao redor, a semana pode voltar a ser como antes. E o domingo pode ser, de novo, aquele dia de se sentir, de se refletir de se organizar a vida.
Hoje foi um desses. Acordei com um sonho muito real com um gato amarelo (seria o da Alice?), e água de chafariz e festa de princesas... Peguei a cã e fomos fazer acaminhada matinal, que tinha um céu azul, sol lindo e um frio de cortar a alma. Mas as chuvas passaram, secaram e a água que restou se tornou pequenos caminhos de gelo. Bons para se testar o equilíbrio. O inverno traz isso: um novo jeito de pisar e de se deslocar. Tem que ser com cuidado e devagar, como domingo deixa ser.
Em casa foi o momento das listas. Da organização pra semana fluir. E de música.
10000 Maniacs me lembrou de uma eu que descobria a liberdade de ser amada sem condições.

Alanis trouxe o momento do perceber que podia ser mais e ter mais.

Ben Harper com o Glory y Consequence trouxe a motivação para a semana que começa e para todos os desafios que se quer enfrentar. E a lembrança de um show em Florianópolis, o único em que os irmãos Canalli Bona estavam juntos.

E com o Yearning Morning, que lembra sempre uma manhã de domingo...

Comentários