Thanksgiving e o significado desse feriado

Há quem celebre todo e qualquer feriado do jeito que "sempre foi"e "todo mundo faz". Há quem não se importe com o significado de certas datas e só dê graças de que pode ter mais um dia de folga na semana além do final de semana. E há quem busque entender porque certas coisas se transformam em tradição. Morar fora do Brasil acabou por provocar ainda mais uma ânsia que carrego por explicar tudo, saber a origem das coisas e entender as lógicas. Já virou piada no grupo de amigos quando pergunto "por quê"? No fundo defendo que qualquer pessoa, quando sabe a origem das coisas acaba podendo defender e professá-las com mais propriedade. Senão vira tudo uma mímica, todo mundo brincando de maria-vai-com-as-outras.

Enfim, morei em Sevilla por 5 meses e descobri que o 12 de outubro era comemorado como o dia de Colombo. Do cara que descobriu as Américas e abriu caminho para o saqueamento. Não tinha nada de Dia das Crianças ou de dia de Nossa Senhora Aparecida. Aliás, a igreja católica é otima em fazer "ressignificação" de datas. Tanto que o dia de Natal foi escolhido por ser o mesmo dia em que os Romanos e Celtas festejavam o sol, pois acontece o solstício de inverno no hemisfério norte, o dia mais escuro do ano dá lugar à volta gradativa da luz, todos os dias. 

Hoje é Thanksgiving nos Estados Unidos. É possível dizer que é um feriado maior que o Natal já que todas as religiões o comemoram e o comércio em geral - que nunca para - fica fechado. Os americanos se esforçam para, até mesmo, atravessar o país para passar a data com os familiares. É o maior volume de deslocamentos e viagens registrados. 

Pela tradição, as famílias se reunem para comer um peru assado com farofa dentro (stuffing), purê de batata e de abóbora, creme de cranberries, molho do peru (gravy) e saladas. Há outros acompanhamentos dependendo da família, mas o centro da tradição é esse. 

Bem, passando pelo segundo Thanksgiving aqui, era mais do que hora de ir atrás das origens do feriado e da comemoração. O que eu sabia era que se destinava a ser um dia de Ação de Graças, a fim de que sejamos agradecidos por tudo que temos. E só.

Na pesquisa rápida descobri que o primeiro Thanksgiving aconteceu a partir da chegada dos puritanos nessas terras da Nova Inglaterra (Massachussets) quando deveriam ir para a Virgínia. Eles chegaram em época de um frio de trincar os ossos (coisa que não é brincadeira para esses lados chegando a -30 graus celsius nos dias de hoje) e acabaram passando um perrengue imenso porque não era época de plantar nem de colher (o solo congela). Ficaram no navio por um tempo, alguns morreram e, depois disso, resolveram desembarcar, encontrando os primeiros nativos moradores da terra, os Wampanoag. Com a ajuda de um nativo que foi sequestrado por um navio inglês e conseguiu voltar para a sua terra, descobriram como plantar, como extrair o maple das árvores, como evitar plantas venenosas e como pescar os peixes dos rios. Em 1621 tanto os peregrinos puritanos quanto os Wampanoag partilharam um grande banquete, celebrando a abundância de alimentos depois de um ano cultivando a terra e se estabelecendo. Dizem que essa aliança entre europeus e nativos foi uma das raras pacíficas por mais de 50 anos.

Depois desse banquete, o momento de partilha e agradecimento pelos ensinamentos nativos foi comemorado em diferentes datas, nos diferentes estados. Foi Lincoln, em 1863 que fez o feriado ficar marcado para toda a federação para a última quinta-feira de novembro. 
Hoje, os  povos nativos apontam que a data romantiza uma harmonia falsa entre europeus e nativos visto o número de indivíduos dizimados nessas terras. Por essas e por outras, esses movimentos sobem na Plymouth Rock na última quinta-feira de novembro para marcar o dia Nacional de Luto. 
Enfim, agora eu e você, que leu tudo isso, tem escolha se quer comemorar a data, ressignificar ou ignorar. Afinal a história é contada sempre pelos que vencem. Agora que temos outras vozes, temos a escolha de ver todos os vieses de cada data comemorativa. E escolher. Porque comemorar é também um ato político.

Fonte:http://www.history.com/topics/thanksgiving/history-of-thanksgiving
Vídeos: http://www.history.com/topics/thanksgiving

Comentários