Ruínas Panamá Viejo

A Cidade do Panamá não foi sempre no mesmo local. Essa é outra grande diferença que vemos no desenvolvimento urbano comparando com outras cidades (que visitei). A Cidade do Panamá tem dois centros históricos: o Casco Antiguo e a Panamá Viejo. As ruínas contam a história da primeira instalação da cidade, na beira do Pacífico. É possível visitar as ruínas que incluem vários conventos, hospital, casas que foram construídas quando da chegada dos Jesuítas, Franciscanos e Dominicanos.
O museu conta que essa primeira colonização cometeu o erro óbvio de não construir uma fortaleza. O reino inglês, que na época estava competindo com os espanhóis na expansão dos territórios, financiou o pirata Henry Morgan para vir saquear a cidade. O governante local achava que eles vinham para estabelecer a bandeira inglesa, então determinou a todo mundo que queimassem as casas, depois de serem vencidos pelos piratas. Mas Morgan só roubou tudo o que tinham de metal valioso e outras riquezas e foi embora. A comunidade que ficou resolveu mudar a cidade para 8 km mais ao norte, originando o que hoje é o Casco Antiguo.
A dica para esse passeio é dar uma olhada na previsão do tempo. Como é tudo aberto, boa parte da caminhada pelas ruínas pode ser prejudicada pela água, o que aconteceu com a gente. Caiu um super pé d'água que formou várias poças. Mesmo assim, conseguimos dar uma passada na torre da igreja.

À tarde fomos para o Casino. Dá vergonha dizer que foi no Trump Ocean, mas filho explicou que não é mais dele. A torre mostra um por do sol fantástico, mas a parte de cima estava fechada.
Aí resolvemos ir brincar nas frutas. Seu Rogério ganhou 1,5 dolar mas disse que se tivesse banana nessa máquina ele ganhava muito mais...
Seu Rogério lidando com as frutas


Os manos olhando pela torre.

Pátio da igreja

O velho e o novo na convivência

Um maquete da vila original explica onde cada edifício estava localizado.

A cruz, que representou a dizimação dos nativos, data de 1530.

Nós no carrinho que leva pro museu

Nós, caminhando na vila.

O nascer do sol do dia 07/11

Comentários