Na floresta

A quarta foi dia de explorar a floresta. Viajamos em torno de 40 km da Cidade do Panamá para um Resort chamado Gamboa. Lugar lindo, retirado. Dali pegamos um teleférico para a torre de observação que tem vista para o rio Chagres e o lago Gatún. Dali é possível ver os navios do canal, as árvores da "rain forest"e aprender um pouco mais sobre a flora e a fauna. Visitamos também um centro de resgate de animais selvagens que acabam sendo atropelados, como a preguiça, ou que se machucam eletrocutados pelos fios de alta tensão. Os animais encontrados mortos são taxidermizados para estudo, os machucados são curados e soltos. No dia, havia dois gatos do mato, duas preguiças, um filhote de macaco Titi e um filhotinho de algo parecido com a Capivara.

Depois visitamos o ranário e o borboletário. Descobrimos uma mini-rã muuito bonitinha que é absolutamente venenosa. Se a pele dela tocar com a mucosa humana ou corrente sanguínea é paralisação seguida de morte. Além dessa rã verdinha e preta, havia uma outra vermelha, tão letal quanto, absolutamente pequenina.
Ali também ficamos sabendo sobre uma aranha que vive nos pés de banana que é bem agressiva, a Vagabunda. Uma picada dela paralisa uma pessoa e ela é capaz de pular até um metro para atacar. Depois dessa informação o grupo todo ficou bem cabrero com os pés de bananas pelos quais passamos.
O passeio finalizou com uma volta de barco no lago Gatún, o do canal, o que possibilitou que passássemos muito perto dos enormes navios que o atravessavam. Nas ilhas do lago, vimos mais Titis, Harpias (o pássaro simbolo do Panamá que pode medir até dois metros de asa a asa), um bebê crocodilo e duas iguanas. Segundo a guia, foi um dia produtivo.
Caminho para o Gamboa

Dentro do Gamboa

Pai brincando de tarzã

Morcego, na dele.

Vista do Rio Chagres

Preguiça do centro de recuperação

Gato do mato do centro de recuperação

Os sapinhos que parecem desenhos animados mas não são nada amigáveis

A borboleta que vira coruja quando quer

Macaco Titi tentando invadir o barco

Navio no lago Gatún

Rebocador de navios do canal



Comentários