Os sons da minha casa de Sevilla


Quando a gente muda de casa e de país tudo salta à atenção. Pequeninas diferenças, grandes percepções, detalhes e coisas que são rotineiras precisam ser reaprendidas. Essas atenções se firmam ainda mais quando se está só. Tudo se observa, tudo se percebe.

Na minha casa em Sevilla eu buscava sol e evitar o som de trânsito. Eram essas duas coisas as mais importantes nos requerimentos que eu tinha para ter um canto meu.
Sevilla tem diversas opções de moradia no Casco Antíguo – isto é – na área histórica da cidade, uma das maiores de toda a Europa. Em geral essas opções de moradia são formadas por antigos casarões, que na minha modesta opinião são lindíiiiiissimos porque carregam séculos de história e de vidas que por eles passaram. Pois bem, boa parte deles possuem vivendas para dentro desses prédios, que têm janelas e portas que dão para um jardim interno. E percebi também que as janelas que dão para fora sempre tem um tipo de coberta, uma esteira, como se quisessem sempre afastar a luz de dentro das casas. Depois, em conversas informais, descobri que essa é uma técnica para evitar o forte calor dos meses de verão. Fecha-se tudo e o calor de fora não entra e dentro fica fresquinho.

Mas enfim, essas vivendas de dentro acabam sendo escuras porque fica mais difícil do sol entrar. Para uma pessoa que se nutre da claridade solar não era uma boa ideia ficar em um lugar escuro, até porque é bem fácil de se conseguir um humor mais depressivo. Por outro lado, as vivendas de fora tendem a ser mais barulhentas porque acabam tendo janelas para a rua.
Bem, Deus deve ter pensado direitinho em tudo e acabou me ofertando como opção uma vivenda de dentro no último andar. Logo tenho o sol em parte da manhã em minha casa e o silêncio da vivenda de dentro. Perfeito!


Mas eu não imaginava que a coisa seria ainda mais perfeita ainda. Para quem era acordada pelo ronco de ônibus numa esquina nem tão movimentada de Curitiba, morar em pleno centro de Sevilla se mostrou muuuiito mais silencioso que qualquer ser humano pudesse imaginar.

Eu estou a poucas quadras de várias atrações turísticas, em pleno coração da cidade e não escuto um “a” de fora. Hoje mesmo saí para caminhar e as ruas estavam fervilhando de pessoas tagarelas, de crianças correndo, de mães gritando alto, de amigos rindo alto. Muita gente mesmo. E entrando no meu prédio o silêncio se faz como se não vivesse mais ninguém aqui. Detalhe: há 4 andares e 7 apartamentos por andar.


Bem essa “qualidade de vida sonora” se explicou esses dias, em outra conversa informal: carros são proibidos de circular no centro, a não ser que sejam moradores ou taxistas. E os ônibus, que passam bem perto de casa, são movidos a gás natural, sem aquela fumaça preta ou barulho excessivo.


Mas o que é melhor ainda é que esse silêncio dá chance para que percebamos outros barulhos pequenos que fazem parte de uma orquestra que não se ouve normalmente. Como, por exemplo: grilos! Sim, no meio da rua, no centro.
Domingo passado, às 8h30 da manhã parecia que só eu estava acordada na cidade inteira. Resolvi sair ao terraço e chacoalhar o tapete. A cada chacoalhada, ouvia um latido. Ritmado. Tchalala. Au. Tchalaaalaa. Au, au. Eu procurei no terraço inteiro, e nada. Chacoalhei de novo: tchalalaaala. Au, au. Localizei! A dois outros prédios de distância havia uma cabecinha de um beagle me observando. Ótimo, me senti um pouco melhor. Não estava sozinha acordada aquela hora.



Um pouco depois, no mesmo domingo começou a sinfonia de sinos. Sim, porque se durante a semana Sevilla tem missa começando a cada meia hora em alguma igreja da cidade, imagina no domingo. Então, a partir das 9h começaram as badaladas das horas em igrejas diferentes. E, imagino que no início de cada missa, aqueles festival de badaladas. O domingo inteiro teve sino tocando de algum jeito: ou marcando a hora ou chamando a população para o culto. E o resto em silêncio. Fiquei pensando naquela época em que o sino era a comunicação das pequenas comunidades. Por ele, as pessoas sabiam se alguém tinha morrido, se era dia de festa ou se era hora de rezar. E mais, não precisavam de relógios.


Mas há quem pense que sino demais incomoda, parece-me até que esses dias pediram para desligar os sinos de uma igreja em São Paulo porque estava incomodando. Bem, aqui, durante a madrugada não se houve nada. E durante o dia é somente em hora cheia que eles tocam. E não são sempre os mesmos. Penso que deve haver um acordo sobre quem badala as horas.


Por fim, ainda falando de sons, na quinta dessa semana não fui a faculdade como faço todos os dias cedo para poder resolver coisas de documentação no centro e acabei ficando pela manhã em casa. Percebi os sons de movimentação do prédio: a porta de metal de uma loja abrindo-se as 9h30, alguns vizinhos conversando lá embaixo e... música clássica em algum apartamento! Sim, aqui não tem Michel Teló ou funk (perdão aos que gostam, mas no meu amador entendimento musical, não consigo ver graça ou beleza nesses sons, ainda mais quando um vizinho tem problema auditivo e faz uma quadra inteira ouvir...). Tem um vizinho que às 10h da manhã ouve Bach. Por essas e por outras que entendo agora as pessoas que me disseram antes de vir: vás a enamorarte de la ciudad!

Comentários

  1. Estou amando ler vc, Ni querida! E minha amiga que esteve em Sevilha agora em julho também, passei o link pra ela.
    Permita-se! Beijocas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem vinda, Va querida e amiga da Va. E manda ver em comentários e agregações. Beija grande

      Excluir

Postar um comentário

Ei! Seja bem-vindo!