Dito por não dito - do Diego


Já me curei da obrigatoriedade de ficar dando testemunhos aqui. Tenho um par de textos "no forno" para desenrolar aqui, mas tudo tem seu tempo. Viver vem antes. Como desde o início desse blog eu decidi que seria o lugar onde postaria tudo que significa, que tem um significado na minha vida, eu mantenho esse propósito. E coloco também pessoas que significam, que admiro, para quem bato palmas. Por isso vai aqui outro texto do Diego Gianni. Sempre são brilhantes suas escritas, mas tem sacadas que não posso deixar passar... E por isso guardo aqui.
Como vocês, meu amigo, Diego!

Dito por não dito


Ele entra no mercado e pergunta a um qualquer:

- Onde fica a seção de bocas?
- Bocas? – estranha o qualquer.
- Bocas! Necessito de muitas bocas!
- E para quê?
- Preciso ir pra Roma!Urgente!

Sai munido de uma sacola de bocas e vai direto para o velório de um estimado amigo. Causa mortis: curiosidade. Suas últimas palavras?

- Miau.

Homenagem feita, vai a todo vapor para a rodoviária. Ônibus de São Paulo para a Itália só sai uma vez por dia. Por isso, ele corre com toda a pressa, só parando no caminho para comer algo. Cru, naturalmente.
Ele se perde, se atrapalha, escurece e gatos pardos desfilam pela avenida. Ele lembra do falecido amigo, então derrama um copo de leite no chão e chora feito criança, tal como a noite costuma ser.
De nada adianta.

Um cão sem dono cruza a ruela e põe meia dúzia de felinos para levitar. O louco se aproxima do cão, que ladra. Ele exclama:

- Que ladra!

Há uma bela bandida descendo a sacada por uma trepadeira. O peito dele se aquece na noite fria e deseja que o verão chegue logo, mas bah, há só uma andorinha em sua bagagem!
Se distrai com o rebolado da gatuna e oh, puxa vida, que lástima, o ônibus já zarpou para a terra das porpetas. O que faz então é desacelerar, pois acha que com isso chegará mais longe.
Tristeza vira chuva, que vira garoa, virá tempestade e a noite ainda é noite. De manhã, a bonança! Anda a passos lentos, sabe que quando sentir aroma de pizza no ar é porque está perto.
Toca o celular. Ele atende, sabe tocar celular de ouvido.

- Alou?
- Sabe quem bateu as botas?
- Sei. O gato. Fui na cremação, vi o pobrezinho voltar ao pó.
- Não, não. Agora, a Inês é morta.

Desliga, desconsolado. Dia de tragédias, dia sem fim. Abre a boca para gritar e entra uma mosca nela, deixa a sacola de bocas cair, se desnorteia todo, bate em pedra dura e fura o dedão do pé.
É levado algemado até um tribunal. Lá o decepam, antes mesmo de ser julgado. É a lei.
Há centenas de milhares de outras cabeças esperando por sua vez, cada qual com sua sentença.
Logo agora que Roma estava tão perto...
A pena é dura. É extraditado sem direito a apelação para a terra do monarca caolho. Lá, arrancam sua visão. Pobre cabeça, sem olhos, sem eira nem beira.
Aceita de forma humilde ser trancafiado numa casa com telhado de vidro. O vizinho ferreiro há de lhe torturar para todo o sempre com espetos de pau.
Sua cabeça é posta sobre a mesa da sala. Não há muito a que ver, exceto pela imagem de um santo carismático logo ali na cômoda. E ele não faz milagre. Mas também, que se dane, a cabeça é cega e nem sabe que o santo está perto.
E vem o ferreiro e vem o castigo, cutuca aqui, cutuca lá, duas, três vezes pelos dias que não passam nunca. Se é que é dia. Se é que é noite.
E o frio...Ah, o frio! Faz a cabeça gemer e murmurar:

- Quero fugir desta noite de inverno, mas só há uma andorinha em meu coração!

Deus fecha uma porta e abre uma janela. Tolices de carolas. Da janela vem um vento gélido e faz a cabeça rolar sobre a mesa.
Ela cai, mas do chão não passa.

Comentários