Walking gets too boring when you learn how to fly...

"Metodologia é fazer pesquisa refletida...", diz meu professor de pesquisa avançada em comunicação. E aí fiquei pensando na reflexão sobre a vida que fazemos sempre... Viver a vida refletidamente pode ser o que? Um voo panorâmico sobre a nossa caminhada?

Há pessoas que passam por ela. Eu não consegui só passar. Aprendi a voar, aprendi que podemos ir muito mais alto... E como canta Shakira: andar fica bem chato qdo se aprende a voar. É assim nos sonhos. Quando a gente voa neles não quer acordar. Eu não quero acordar. Quero ir mais longe. Quero aprender, errar, aprender de novo, e ir batendo as asas que sei que são enormes, mas a gente teima em deixá-las dobradas.

Esses dias minha prima sonhou com o que fazíamos no passado. Contou que estava nos vendo na escada da casa dos nossos avós e estávamos preparando um teatrinho para uma das datas festivas da família. E bateu uma super nostalgia, pq era bem assim que fazíamos. Como em todos os finais de semana nos encontrávamos na casa da vó, a gente preparava pequenos teatros entre os primos. Eu e a prima liderávamos. E era fabuloso. Claro que havia brigas, gente emburrada, quem queria fazer outro papel, eu bancando a mandona sempre, etc.

Houve um que lembro a gente imitou a vó na máquina de costura, o nono na marcenaria e criou diálogos muito próximos dos reais... E um que é inesquecível foi quando minha irmã se vestiu toda de amarelo para fazer uma borboleta amarela e se pendurou na varanda da entrada da casa porque afinal ela deveria voar, logo, ficar mais alta que todo mundo. Quando estávamos apresentando a peça pros tios, pais e avós uma borboleta de verdade pareceu e pousou no ombro dela. Pena que não filmávamos. O que consola é que, como nos sonhos, a gente pode voar para essas lembranças e sempre as encontrar lá.

Aí fiquei pensando em um aniversário que fui na semana passada em que refletimos como as crianças conseguem tornar um dia cinzento em uma oportunidade fabulosa de diversão. E lembrei que a gente quando é criança sabe voar. Sempre dá um jeito de voar.

Por isso que ser adulto é tão chato. Pq andar qdo se aprende a voar é chato. É hora de voltar a voar. Acho que vou conversar com meus primos...

Comentários