A Kate

Faz tempo que não venho falar dos filmes que assisti mas os dois últimos merecem alguma atenção por causa da Kate. 

The Reader ou O leitor, é originado da história de livro homônimo. Eu tinha lido o livro há algum tempo, numa troca feita em sala de aula, e sabia que tinha uma hora do livro que havia uma virada, do tipo: nuuuussaaaaa!!!!! Mas eu não lembrava que virada era essa.



Óbvio que não vou bancar a spoiler aqui, mas no livro essa virada se deu de um jeito mais chocante do que no filme. Talvez porque a narração solitária do menino vai se encaminhando para  visão que ele tinha da Hanna Smith, personagem de Kate Winslet. O marido não tinha lido o livro e no meio do filme, antes da virada, ele já tinha sacado. Aí fiquei pensando nos formatos de narrativas que precisamos aplicar no texto e no audiovisual para ter o mesmo efeito. Há uma distância imensa entre as construções e me deliciei comparando, depois que a memória do livro voltou.

Mas o que eu queria ressaltar de O Leitor é a incrível interpretação de Kate Winslet. Eu não sou ligada em artistas, nas carreiras, muito menos cinéfila o suficiente para ficar fazendo comparações e elucubrações mas vou deixar minha opinião mesmo assim. Eu fiquei impressionada com a interpretação dela. Mudou completamente da Kate que eu lembrava do Titanic e achava que ia ficar com aquela personagem grudada todo o sempre nela-atriz. Em O Leitor ela é exatamente a personagem descrita no livro: contida, enigmática e rígida. Uma surpresa mesmo de interpretação.



Ontem assisti The Dressmaker, que tem o título em português A vingança está na moda (tradução que sinceramente empobrece o apelo do filme). E lá vem Kate de novo. Totalmente outra pessoa. Sem vestígios da Hanna ou Rose, ela vira Tilly. Uma mulher sarcástica, femme fatale que aprendeu a alta costura e volta para sua cidadezinha rural no interior da Austrália para cuidar da mãe e faz sucesso produzindo vestidos para as mulheres da cidade. Mesmo sendo dirigido por Jocelyn Moorhouse ele lembra muito o estilo drama-um-pouco-de-comédia dos filmes de Wess Anderson, os quais eu já tenho um carinho especial. Só desconfio que o The dressmaker não teve uma super aceitação primeiro por esse título em inglês e segundo por ser um roteiro que já vimos antes: a persona non grata volta pra se vingar. Apesar de eu entender do roteiro que não era essa a intenção quando ela chega na cidadezinha.

Então, tá aí. Kate Winslet para quem gosta dela. Eu passei a gostar bastante.


Comentários