Bem-te-vi de manhã...


Foto: http://www.soscuesta.org.br/projeto_caracterizacao_fauna.htm


Hoje um bem-te-vi me acordou. Tempo chuvoso lá fora, escuro aqui dentro e aquela vontade de virar para o lado e ficar mais um pouco entre os travesseiros. Eu tinha tempo.
Mas o bem-te-vi estava muuuito empolgado. E aquilo deixou um resquício de dúvida no fundo do cérebro dormente: e se eu estiver perdendo alguma coisa?

E se eu estiver perdendo a beleza que é estar viva? E se eu estiver perdendo a empolgação de me felicitar com as pequenas coisas? E se eu estiver achando que cinza é mesmo triste, ruim, como todo mundo diz?

O bem-te-vi veio me avisar que o ' bom' ou 'ruim', para a maioria das coisas, sempre depende da perspectiva, do local de onde você vê e, mais, das suas necessidades ou agouros. Assim como chuva e tempo cinza para muitos no sul do país é sinônimo de tristeza, de tempo "feio" ou "cagado", no nordeste a expressão comum é: hoje está "bonito" para chover! E para o bem-te-vi é uma festa!

Oras, a chuva é a mesma, o que muda é a perspectiva.

Isso significa que mudando a perspectiva e o "óculos" que usamos para ver os acontecimentos as coisas podem ter um outro viés. Talvez melhor. Bem melhor.
E aí teremos uma pessoa pulando da cama, sem preguiça alguma, feliz porque está chovendo. Afinal, isso é fantástico!! Ou ainda feliz porque é saudável. Ou ainda feliz porque tem um trabalho. Ou ainda feliz porque pode estudar. Feliz.

E aí, lá fora, caminhando em direção aos seus afazeres é possível ouvir um recadinho de alguém que já tinha visto você num humor pior: bem-te-vi!! Bem-te-vi!

Comentários